CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

domingo, 23 de maio de 2010

GÊNESIS 21-22

Registram três testes que acontecem na vida de Abraão. Os testes de fé são oportunidades de crescimento e vitória.



1) O teste da família (21:1-21)



É mais difícil viver para Cristo em família. Abraão já fora testado em família por seu pai (11:27-32), por seu sobrinho Ló (caps. 12 – 13) e por sua esposa (cap. 16). Vemos aqui o conflito entre seus dois filhos, Ismael (que de acordo com com 16:16 estava no fim da adolescência) e Isaque (desamamentado, com cerca de 3 anos).

 

a) A carne versus o Espírito: Ismael era filho da carne (v.16) e Isaque era filho da promessa. Sempre há conflito entre a carne e o Espírito, a antiga natureza e a nova natureza (Gl 5:16-24). A única forma de dominar a antiga natureza é aceitar a avaliação que Deus faz dela e obedecer à Palavra de Deus. Abraão amava Ismael e ansiava por apoiá-lo (21:10-11; veja também 17:18), mas Deus disse-lhe: “Mande-o embora!”.





b) A antiga aliança versus a nova aliança: Agar simboliza a antiga aliança da lei, identificada com a Jerusalém terrena da época de Paulo. Sara simboliza a nova aliança da graça, identificada com a Jerusalém celestial. Ismael nasceu da carne e era filho de uma escrava. Isaque “nasceu do Espírito” e era filho de uma mulher livre. Esses dois filhos retratam os judeus sob a escravidão da Lei e os verdadeiros cristãos sob a liberdade da graça.




c) A maneira do homem versus a maneia de Deus: A melhor maneira de resolver qualquer problema é a de Deus. Agar esqueceu da promessa de Deus (16:10); de outra forma, ela não teria ficado desesperada.






2) O teste dos vizinhos (21:22-34)



Os crente devem ter cuidado ao relacionar-se com “os que são de fora” (Cl 4:5; 1T 4:12; 1Tm 3:7). Abraão deu um bom testemunho diante de seus vizinhos não-salvos, e o conflito em relação ao poço poderia ter arruinado isso para sempre. É importante que os testes que enfrentamos com a vizinhança ou nos negócios sejam estabelecidos de forma cristã (veja Rm 12:18).

 

3) O teste do Senhor (22:1-24)

 

Satanás tenta-nos para que exponhamos o pior de nós, mas Deus testa-nos a fim de nos ajudar a trazer à tona o melhor de nós (veja Tiago 1:12-15). Os testes mais difíceis vêm do Senhor, contudo sempre são acompanhados das bênçãos mais excelentes. Deus, para sua glória, faz os maiores testes com o santo que caminha mais próximo do Senhor.







a) A lição tipológica:



* Isaque e Cristo eram filhos prometidos;



* Os dois nasceram de forma milagrosa;



* Os dois foram perseguidos pelos irmãos e foram obedientes até a morte;



* Isaque questionou seu pai; Jesus perguntou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste” (MT 27:46);



* Na próxima vez que vemos Isaque, ele está recebendo sua noiva (24:62ss). Da mesma forma, Cristo deu-se na Cruz, voltou ao céu e, um dia, retornará para receber sua noiva, a igreja.

 

b) A lição prática: A verdadeira fé sempre é testada. É óbvio que Deus não queria a vida de Isaque; ele queria o coração de Abraão. Como Abraão passou nesse teste? Graças ao fato de ele ter confiado nas promessas de Deus (Hb 11:17-19).



* Abraão sabia que Deus não mentiria, portanto ele confiou em Sua Palavra imutável.



* Abraão obedeceu sem demora.




Se fizermos o que Deus nos ordena a fazer, ele revelará o próximo estágio no momento certo. Deus providenciou um carneiro no exato momento em que foi necessário.

c) A lição profética: Isaque perguntara: “Onde está o cordeiro?”, mas Deus providenciou um carneiro. A resposta à pergunta dele veio na pessoa de Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jô 1:29).



d) A lição doutrinária: prova-se sempre a verdadeira fé por meio da obediência. Abraão não foi salvo quando ofereceu Isaque, mas anos antes quando confiou na promessa de Deus (Gn 15:6).

Nenhum comentário: