CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GÊNESIS 18 – 20

Esses capítulos registram três visitas, e cada uma delas trás uma lição espiritual.

1) A visita de Cristo a Abraão (18) – Um dos visitantes celestiais era o Senhor Jesus Cristo.

a) A Comunhão de Abraão dom Cristo (vv1-8): Esses versículos retratam a comunhão amorosa do Crente com Cristo. Abraão não poupa sacrifícios para fazer com que Cristo “sinta-se em casa”, sentido figurado da habitação de Cristo em nosso coração.

b) A confissão de descrença de Sara (vv 9-15): Sara parece rir graças à incredulidade carnal; riu porque duvidou das promessas de Deus.

c) A confissão de Cristo em Abraão (vv 16-22):

* Os anjos saíram e foram para Sodoma, mas Cristo ficou para trás a fim de visitar Abraão;

* Cristo não esconde nada de seu amigo. Em João 15: 14-15, Cristo promete revelar seus desejos para seus amigos;

* Abraão sabia mais sobre Sodoma que Ló que vivia em Sodoma.


Os Cristãos obedientes, separados, sabem mais sobre este mundo que os filósofos ateístas”.


d) A preocupação de Abraão com Ló (vv 23-33): Abraão amava muito a Ló, apesar de ló ser mundano e incrédulo, pois Abraão o criou como filho. Abraão com persistência e ternura intercedeu em favor de Sodoma.

2) A visita do anjo a Ló (19)

* Cristo não acompanhou os anjos porque não se sentiu “em casa” na moradia do apóstata mundano (Ló);

* Ló não caminha na luz, perdeu seu altar, sua tenda, sua amizade com Deus, seu padrão espiritual e o testemunho diante da família;

* Isso começou quando ele “levantou os olhos” (Gn 13:10) e escolheu a sua terra caminhando pela visão e não pela fé e vivendo para as coisas do mundo;

* Ló se casou com uma mulher mundana, pois ela tinha seu coração em Sodoma e não conseguia deixar a cidade para trás.

Os dias finais de Ló foram cheios de escuridão e de pecado quando ele cometeu incesto na caverna com suas filhas.

O filho que Ló teve com sua primogênita se chamava MOABE, que significa “DE NOSSO PAI”. Moabe é o pai dos Moabitas.

O filho que Ló teve com sua filha caçula se chamava BEN-AMI, que significa “filho do meu parente”. Ben-Ami foi o pai dos Amonitas.


→ Os Moabitas e os Amonitas, frutos do incesto foram inimigos dos judeus durante séculos, o que significa que a carne luta contra o espírito.


As visitas:

* O próprio Cristo visitou Abraão, mas apenas os anjos foram a Sodoma visitar Ló;

* Cristo tinha uma mensagem de júbilo para Abraão e Sara, mas os anjos tinham uma mensagem de julgamento para Ló;

* A visita para Abraão ocorreu de dia, mas a de Ló ocorreu de noite;

* Abraão tinha força diante de Deus, mas Ló não tinha influência nem mesmo na própria família;

* Abraão trouxe bênção para o mundo, mas Ló, problemas (amonitas e moabitas).


 
Gn 18: 9-12: A pergunta de Deus “Onde está:” segue seu padrão regular de fazer convocações à Sua criação, como ele perguntou a Adão (Onde estás, Adão?) e a Caim (Onde está Abel, teu irmão?). A expressão “daqui a um ano” significa “o tempo onde tudo se renova”.

3) A visita de Abraão em Gerar (20)

* Esse capítulo começa com a repetição de um pecado antigo – Abraão mente a respeito de sua esposa (veja 12: 10-20):

“Mesmo o santo mais dedicado deve estar constantemente em guarda para que satanás não o derrube”.

* Abraão ao mentir sobre sua esposa mostrou egoísmo e incredulidade e quase destruiu sua vida e o futuro da nação judaica, pois se Abimeleque tivesse ficado com Sara, isso alteraria o plano de Deus para o nascimento de Isaque no ano seguinte.



 

Nenhum comentário: