CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GÊNESIS 15 -17

Capítulos com rica mina de verdade espiritual e também tratam da terra de Canaã e do programa maravilhoso que Deus tem para Seu povo, Israel.

1) Os termos da aliança (15)



a) O Cenário: Abraão acabara de derrotar os reis e vencera a grande tentação do rei de Sodoma, então Deus interfere a fim de encorajá-lo.

b) A Súplica: Abraão queria um herdeiro e com 85 anos, há dez esperava pelo filho prometido. Ele não foi salvo pela lei porque ela ainda não tinha sido dada; nem pela circunstância porque ela ainda não tinha sido instituída, mas pela fé na Palavra de Deus.



c) O Sacrifício: a salvação fundamentada em sacrifício, pois a aliança exige derramamento de sangue. Abraão oferece sacrifícios e trabalhou para manter satanás afastado (prefigurado pelas aves no versículo 11). Deus agiu enquanto Abraão dormia (vv 2:21), pois Deus faz grandes coisas enquanto estamos desamparados.



d) A garantia: Abraão queria saber com certeza o que Deus faria. A garantia vem da Palavra do Senhor. Esse capítulo nos mostra que:



* não pode haver herança sem filiação (Rm 8:16-17).



* não pode haver retidão sem (Rm 4:3).



* não pode haver garantia sem promessas.



* não pode haver bênçãos sem sofrimento.

 

“Antes que Abraão veja as estrelas de Deus é preciso que escureça”.



2) O teste da Aliança (16)


No capítulo anterior, Abraão escutou a Deus e exercitou a fé. Aqui ele escutou sua mulher e revelou sua incredulidade.


Abraão deixou de caminhar no Espírito e passou a caminhar na carne.


Deus teve de esperar até que estivessem velhos para lhes dar o filho, pois eles tinham que morrer para si mesmos a fim de que Deus pudesse operar (Gl 5:16-26)


Sara vira-se para o mundo em busca de ajuda e encontra Agar: surgem as obras da carne.


 



Lição dessa passagem:


“Sempre há problema quando passamos à frente de Deus”.



A carne adora ajudar a Deus, mas demonstramos a verdadeira fé na paciência (Is 28:16).


Não podemos misturar fé e carne, lei e graça, promessa e auto-realização.

 

3) O símbolo da Aliança (17)

Há 13 anos de silêncio entre os acontecimentos desse capítulo e o nascimento de Ismael.


* Deus revelou-se como “O Deus Todo-Poderoso” – El Shaddai, “O Todo-Suficiente”.


* O cumprimento da aliança repousa sobre Deus, não sobre o homem.


a) Os novos nomes:


Abrão: pai da exaltação → Abraão: pai de uma multidão

Sarai: briguenta → Sara: princesa



b) O novo sinal (circuncisão)



* Primeira menção à circuncisão na Bíblia



* A finalidade era lembrá-los da circuncisão interior do coração que acompanha a verdadeira Salvação:



Circuncidai, pois, o vosso coração”, Dt 10:16.



Ver também: Jr 4:4; Rm 4:11 e Gl 5:6.



* Devia-se realizar o ritual no oitavo dia de vida e é interessante notar que 8 é o número da ressurreição.

 

Ismael: significa “Deus ouve”



Deus ouviu o pedido de Abraão para abençoar seu filho Ismael, embora fosse filho da carne.



Isaque: significa “riso”, “ele ri”.



O riso de felicidade de Abraão ao ser abençoado por Deus com um herdeiro, filho da Promessa.

 

* No versículo 17 o riso de Abraão é de fé jubilosa; o de Sara foi de descrença.

Nenhum comentário: