CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

GÊNESIS 3

1) Tentação (3:1-6)

a) O tentador: satanás veio a Eva na pele de uma serpente, pois é mascarado e não aparece para as pessoas com seu caráter verdadeiro. Em Gênesis 3 ele é a serpente que engana (2Co 11:3); em Gênesis 4 ele é o mentiroso homicida (Jo 8:44).

b) O alvo: A mente do homem é uma parte de seu ser que foi criada à imagem de Deus. Satanás ataca Deus quando ataca a mente humana. Ele usa mentiras.

c) A tática: satanás não pode vencer se a mente se apega à Palavra de Deus; mas, se a mente duvida da Palavra de Deus, ela abre espaço para que as mentiras do demônio se instalem. Satanás questiona a Palavra de Deus, nega a Palavra de Deus e, depois, a substitui por suas próprias mentiras.

d) A tragédia: a trágica ação do pecado na desobediência à Palavra de Deus. Adão pecou deliberadamente e mergulhou o mundo em julgamento (1 Tm 2:14).



2) Condenação (3:7-9)

a) Interna (vv 7-13): perda da inocência, temor, vergonha, acusar o outro pelo pecado.

b) Externa (vv 14-19): a serpente que satanás usou não era a criatura rastejante que conhecemos hoje, esse foi o julgamento da serpente. O julgamento da mulher envolveu concepções múltiplas e dor no parto. O homem perdeu o Jardim do Éden que foi substituído pelo deserto e a alegria de ministrar no jardim foi subsituida pelo suor e a exaustão do trabalho pesado.

c) Eterna (v 15): a parábola do joio em Mateus 13 revela que satanás tem filhos.



3) Salvação (3:20-24)


*Eva significa “vida”, “doadora de vida”.

*Deus prometeu que o Salvador nasceria por intermédio da mulher.

*No versículo 21, a vestimenta de peles retrata a salvação que temos em Cristo. É o derramar de sangue, a oferenda de uma vida inocente por causa da culpa.

*Adão e Eva tentaram cobrir o pecado e a vergonha com folhas, mas Deus não aceitou essa boa obra.

*À vista de Deus, as vestimentas de auto-retidão e as boas obras são trapos imundos (Is 64:6).

Nenhum comentário: