CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

GÊNESIS 2

1) O Primeiro Sábado (Shabbath) (2:1-3)

 
* Shabbath significa “cessar”. Deus não “descansou” porque estava cansado, já que Deus não se cansa. Antes, Ele cessou suas obras criativas, a tarefa estava terminada.



* O sábado e o domingo comemoram coisas diferentes e não devem ser confundidos:



→ O sábado relaciona-se à antiga criação e foi dado expressamente a Israel.


→ O domingo (Dia do Senhor) relaciona-se à nova criação e pertence especialmente à igreja.



Sábado → antiga criação → Israel

Domingo → nova criação → Igreja



* Colossenses 2:13-17 deixa claro que o sábado pertence à “sombra” da Lei e não à luz da plena graça.



* Gálatas 4:19-11 indica que guardar o sábado é um retorno à escravidão.



* Romanos 14:4-13 sugere que guardar o sábado pode ser uma marca da imaturidade do Cristão que tem pouca consciência.



Mas...



* Colossenses 2:16-17 diz que se as pessoas querem adorar o sábado, certamente elas podem fazer isso, mas podem julgar nem condenar os cristãos que não se juntam a elas.





2) O primeiro jardim (2:2-14): a história da Bíblia se resume a quatro jardins:

a) Éden – onde entrou o pecado;

b) Getsêmani – onde Cristo entregou-se à morte;

c) Calvário – onde Ele morreu e foi sepultado

d) O Jardim Celestial.



* O homem tinha a responsabilidade de cuidar do jardim (zelar) e de protegê-lo (guardá-lo, sugerindo a presença de um inimigo).

 

3) A primeira lei (2:15-17): um governante só pode governar outras pessoas se conseguir governar a si mesmo; assim, era necessário que Adão fosse tentado.

4) O primeiro casamento (2:18-25): “Não é bom que o homem esteja só”. Essa afirmação aponta o fundamento para o casamento:

a) Fornecer companhia

b) Dar continuidade à raça

c) Ajudar um ao outro a trazer à tona o melhor de si mesmo.



Eva foi feita com o osso e a carne de Adão, fato que mostra a unidade da raça humana e a dignidade da mulher.

Eva não foi feita aos pés do homem para ser pisada por ele, nem da cabeça para ser governada, mas do seu lado para estar perto do coração dele e ser amada por ele.

Mulher (hebraico ishshah)

Homem (hebraico ish)



Homem e mulher se pertencem em nome e essência.

Cristo, o último Adão, da vida à igreja quando morre na cruz, e os homens perfuram o lado de seu corpo.

Em 1Timóteo 2:11-15, observa-se que Adão comeu de boa vontade do fruto proibido, que ele não foi enganado como Eva. Ele quis transformar-se em pecador a fim de ficar com sua noiva, assim como Cristo quis fazer-se pecador a fim de que pudéssemos ficar com Ele para sempre. Eva foi feita antes do pecado entrar em cena, exatamente como fomos escolhidos em Cristo. “Antes da fundação do mundo” (Ef 1:4).

Nenhum comentário: