CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GÊNESIS 12 – 13:4

Inicia-se com a caminhada de fé de Abraão



Abrão (nome original) = pai da exaltação

Abraão (nome mudado) = pai de uma multidão


* Abraão foi chamado por Deus para começar o cumprimento de sua promessa de Gn 3:15, o envio do Salvador ao mundo. Abraão era da linhagem de Sem e era o pai da nação judaica.



1) A resposta de fé de Abraão (12:1-9)

a) A aliança (vv 1-3) – Deus prometeu a Abraão uma terra, um grande nome, uma grande nação e uma bênção que se espalharia pelo mundo. Abraão teve muita fé para acreditar nas promessas, pois ele não tinha filhos e ele e a esposa eram idosos.

b) A concessão (vv 4-6) – Deus ordenou que Abraão partisse com sua esposa, mas ele levou Ló junto porque este era órfão. Deus permitiu por um tempo, mas para que os planos se cumprissem teve que separar Abraão de Ló, que lhe criou sérios problemas.

c)A confissão (vv 7-9) – Abraão não hesitou em confessar sua fé diante de uma terra pagã. Onde ele ia, construía sua tenda e seu altar.



* A tenda → fala do peregrino, a pessoa que confia em Deus, um dia de cada vez, e está sempre pronta para se mover.



* O altar → fala do adorador que traz um sacrifício e o oferece a Deus.



→ Betel “a casa de Deus” fica no ocidente.

→ Ai “um monte de ruínas” fica no oriente.


Em 13:11, Ló virou as costas à casa de Deus e fez sua jornada em direção ao oriente, de volta ao mundo e com resultados desastrosos.

Abraão sempre que se afastou da vontade de Deus, perdeu a tenda e o altar.



 

2) O lapso de fé de Abraão (12:10-20)


* Havia fome no local a que Deus conduziu Abraão;

* Deus testava sua fé para saber se confiava em Deus ou na terra;

* Ele não confiou em Deus e saiu de Canaã para ir ao Egito;

* Abraão abandonou sua tenda e seu altar e confiou no mundo.



“Ver Isaías 31:1”



a) A decepção (vv 11-13) – Ao chegar no Egito Abraão mandou sua esposa mentir ao Faraó que era sua irmã, o que parece que ele estava mais preocupado com sua própria segurança que com a de sua esposa e com os planos de Deus. Mas Deus revelou a mentira para que sua promessa se cumprisse.



Abraão, sem sua tenda e seu altar, agia como as pessoas do mundo.



b) A disciplina (vv 14-20) – Quando Deus expôs a mentira de Abraão ele foi repreendido por um rei infiel (o Faraó) e isso foi vergonhoso para um homem de fé como Abraão. O cristão dá testemunho pobre quando se mistura com o mundo e faz concessões. Abraão não deu testemunho e envergonhou o Senhor.

 

3) Abraão retorna à fé (13:1-4) – Arrependimento e confissão é sentir-se contrito pelo pecado e corrigir-se. Abraão teve que abandonar o Egito e voltar ao local onde havia abandonado Deus, onde estava sua tenda e seu altar.



PRINCÍPIO A SER SEGUIDO PELOS CRISTÃOS:

Não ir a lugar algum deste mundo em que têm de deixar seu testemunho para trás. Qualquer lugar onde não possamos construir o altar e montar a tenda está fora de nossos limites”.
 

Deus perdoou à Abraão e restaurou a comunhão com ele, mas não pode invalidar as tristes conseqüências da viagem ao Egito.



a) Tempo perdido – viajando ao Egito, Abraão e sua família perderam tempo que não pode ser recuperado.

b) Testemunho perdido – Ao enganar o Faraó, Abraão perdeu a oportunidade de testemunhar o verdadeiro Deus ao Faraó e ganhar sua alma.


 
Que tristeza sentiremos no julgamento de Cristo quando encararmos Deus e descobrirmos quantas almas foram para o inferno por causa do pobre testemunho dado por cristãos carnais!



c) O lugar de Agar na família – Agar, serva de Sara, veio do Egito e trouxe sérios problemas para a família.



Tudo que trazemos conosco do Egito (o mundo infiel) causa-nos problemas.



Ao decidirmos caminhar com Cristo, devemos ser crucificados para o mundo e nos certificar de que o mundo está crucificado para nós.



d) A alegria de Ló com o Egito – Abraão tirou Ló do Egito, mas não pode tirar o Egito de Ló. Abraão acabou desviando Ló. É uma vergonha quando um Cristão maduro acaba desviando um cristão jovem.

Nenhum comentário: