CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ANTIGO TESTAMENTO

Introdução


1) Nome: “testamento” significa “aliança”.

Antigo Testamento: é o registro da antiga aliança que Deus fez com os judeus no monte Sinai. É o registro da conduta de Deus com Seu povo terreno sob a Lei. Inicia-se, de fato, em Êxodo 20 e é posto de lado na Cruz.



Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na Cruz” (Cl 2:14)



Novo Testamento: É o registro da nova aliança que Jesus fez por intermédio de Seu sangue. É o registro do comportamento de Deus com Seu povo celestial (igreja) sob a graça. Inicia-se com a morte de Cristo e continuará com o povo de Deus para sempre.



* A linha divisória entre o AT e o NT é a Cruz, não a página em branco entre Malaquias e Mateus.



2) Propósito:

 
a) Fundação: Informação a respeito da origem do universo, da origem do homem, do início do pecado, do nascimento da nação hebraica ou dos propósitos de Deus para o mundo.

 

b) Preparação: O Antigo Testamento revela a preparação de Deus para a vinda de seu filho ao mundo.


c) Tipificação: O Antigo Testamento é a galeria de quadros de Deus que mostra Sua Verdade em tipos e símbolos.


Exemplos:

CordeiroPascal → Jesus Cristo
Tabernáculo → Ressurreição
Unção com óleo → Espírito Santo


d) Demonstração: O Antigo Testamento é um livro prático que demonstra os fracassos e os sucessos do povo de Deus.

 
O Antigo Testamento é um livro de:

* Profecias não cumpridas;

* Cerimônias não explicadas;

* Anseios não satisfeitos.



No Novo Testamento temos:

* O cumprimento dessas professias;

* A explicação dessas cerimônias;

* A satisfação desses anseios.



3) Análise:

a) Fundação (Gênesis – Deuteronômio): fundamento para o retrato do restante da Bíblia.

b) Demonstração (Josué – Ester): Deus em obra na vida dos indivíduos e das nações.

c) Aspiração (Jô – Cântico dos Cânticos): Anseio do povo de Deus em busca de experiência pessoal com o Senhor.

 
d) Expectativa (Isaías – Malaquias): Professias sobre o Cristo prometido e o justo reino de Deus.



4) Princípios de Estudo

a) Revelação Progressiva: O Antigo Testamento esconde o Novo, e o Novo revela o Antigo.



b) Cristo: Nosso Senhor Jesus Cristo é a chave para a Bíblia, e é impossível entender o Antigo Testamento sem O levarmos em consideração. Olhe para Cristo, e o Antigo Testamento torna-se um novo livro para você!



c) Referências Cruzadas: siga as referências cruzadas do AT e do NT.

 
d) Obediência: Não basta estudar o AT. Precisamos aprender as lições práticas em operação em nossa vida! Nosso estudo é vão se não levar à verdade prática, ao viver devoto.



Notas:

1) Nome: “Gênesis” origina-se de uma palavra grega e significa “início” ou “geração”. Gênesis é o livro das gerações ou dos inícios.

2) Autor: Jesus considerava Moisés o autor dos cinco livros do Pentateuco, e a autoridade de nosso Salvador é mais que suficiente para nós.



* Pentateuco: do grego, “penta” significa “cinco”, e “theuchos” significa “o recipiente em que se guarda o livro”.



3) Propósito: Explicar a origem do homem e seu passado e de Israel e o plano de Salvação de Deus. Um dos temas-chave de Gênesis é a eleição divina.


4) Gênesis e Apocalipse: Os inícios registrados em Gênesis tiveram seu cumprimento em Apocalipse.


Exemplos:

Gn 1:1 – Ap 21:1
Gn 3 – Ap 21:23; 22:5
Gn 1:10 – Ap 21:1
Gn 3:14-17 – AP 22:3
Gn 3:24 – AP 17 e 19
Gn 3:15 – AP 20:10


 

5) Cristo em Gênesis: Referências a Cristo existentes em Gênesis: a Palavra Criativa; o Último Adão; a Semente da Mulher; o Cordeiro; a Escada de Jacó; etc.

Nenhum comentário: