CUMPRINDO UM CHAMADO. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS!

Por 28 anos da minha vida eu fui do mundo, até que Ele me chamou e me mostrou a glória que é viver conforme Sua Palavra. Enquanto estava no mundo usava meu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que sou de Jesus resolvi usar o dom e a profissão que Ele me deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda O desconhecem. Um dia Ele me disse: "Fale! Fale de mim por onde fores e para quem encontrares e Eu cuidarei dos teus". Então tudo que aprendo quero dividir com os filhos e, principalmente, com as criaturas. Eu queria poder gritar aos quatro cantos do mundo a maravilha que é servir e seguir a Jesus. Como isso é um tanto difícil, vou aproveitar a blogosfera.
Leia, comente, torne-se seguidor desse blog. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre tua vida!!!



*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.***

A Bíblia nos manda em Tito 3:1 respeitar as autoridades constituídas, portanto, em obediência ao § IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz "é livre a menifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", NÃO serão aceitos neste blog comentários anônimos.

Comentários de não cristãos só serão publicados se estiverem acompanhados do endereço de email.

SÉRIE DE ESTUDOS WIERSBE - A BIBLIA EXPLICADA DE MANEIRA CLARA E CONCISA

Adquiri a obra “Comentário Bíblico Wiersbe – A Bíblia explicada de maneira clara e concisa” dividida em dois livros: Antigo e Novo Testamento. Trata-se de uma obra que complementa a leitura da Bíblia, explicando e contextualizando os capítulos de Gênesis à Apocalipse, ajudando em sua compreensão e em como seus ensinamentos se aplicam às nossas vidas em qualquer tempo. Decidi começar a postar aqui neste blog um resumo dos comentários retirados do livro Wiersbe exatamente como se apresentam: separados por capítulos, intitulados com o nome de cada livro que compõe a Bíblia. Vou postando-os conforme for estudando-os, dando uma pausa entre um livro e outro para outras postagens. Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será útil para muitos que por aqui navegarem, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia! Acompanhe abaixo ou no menu ao lado. Nesta primeira etapa começamos do princípio, com Gênesis.

Que Deus abençoe a todos!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

GÊNESIS 5 – 8

* Os capítulos de 5 a 8 falam do dilúvio e da fé de Noé


1) O dilúvio sob o ponto de vista histórico:



a) O fato do dilúvio: arqueologia comprova que muitas civilizações primitivas tinham tradições relacionadas ao dilúvio. Ele realmente ocorreu.



b) A finalidade do dilúvio: houve o dilúvio porque as pessoas se corromperam, e a terra estava cheia de violência. Deus enviou o dilúvio a fim de destruir a humanidade.



c) A sequência dos eventos do dilúvio: se contarmos o ano da criação de Adão como o ano 1, então:

 



* 1056 (a.C) – Noé nasceu.



* 1536 (a.C) – Iniciou a construção da arca, com 480 anos de idade.



* 1656 e 1657 (a.C)– Ocorreu o dilúvio (Noé tinha 600 anos de idade).



* 10/02/1656 (a.C) – Noé e sua família entram na arca.



* 17/02/1656 (a.C) – Início do dilúvio.



* 23/03/1656 (a.C) – A arca repousou no monte Ararate.



* 01/01/1657 (a.C) – Noé removeu a cobertura da arca e olhou a terra.



* 27/02/1657 (a.C) – Todos saíram da arca.

 

d) A arca: 180 metros de comprimento, 30 metros de largura e 18 metros de altura (180m X 30m X 18m). Outra medida possível: 137m X 23m X 14m. Tinha três pavimentos, uma janela e uma porta.



e) O dilúvio: na época de Noé a chuva era algo novo na terra, o que torna a fé de Noé ainda mais maravilhosa.


 

2) O dilúvio considerado de forma tipológica: a arca é uma imagem tipológica de nossa salvação em Cristo. A salvação e a arca foram planejadas por Deus.



Jesus


- Uma forma de salvação


- Libertará a criação


- Salva do castigo vindouro quando cremos


- Saiu do sepulcro o cabeça de uma nova criação e pai de uma nova família


Arca



- Uma porta


- Salvou a humanidade e as criaturas


- Salvou Noé e sua família porque eles creram


- Saiu da arca o cabeça de uma nova criação com sua família



3) O dilúvio considerado de forma profética:

Lc 17:26 e MT 24:37-39: Cristo ensina que os dias anteriores ao arrebatamento e à tribulação serão como os dias de Noé antes do dilúvio:

* Explosão Populacional (6:1):Como se foram multiplicando os homens na terra...



* Corrupção moral (6.5):Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração



* Violência (6:11,13):A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência (...) então, disse Deus a Noé: resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que o farei perecer juntamente com a terra



* Expansão das artes e das indústrias (4:16-22):Caim edificou uma cidade”; “Jabal, pai dos que criam gado”; “Jubal, pai dos que tocam arpa e flauta”; “Tubalcaim artífice de instrumento cortante de bronze e ferro



* Falta de consciência, assassinato (4:23-24):Lameque confessa que matou um homem que o feriu e um rapaz que o pisou”; “vingança de Caim e Lameque



* Verdadeiros crentes são minoria (6:8-10):Somente Noé achou graça diante do Senhor, somente ele e sua família foram fiéis a Deus, por isso foram salvos


 
*** O julgamento está a caminho, mas poucos escutam, e um número ainda menor crê nisso (2Pe 3).


“Hoje julgamento pelo FOGO, não pela água”



 
4) O dilúvio considerado de forma prática:


* Deus pune o pecado, o antigo morre para que Ele estabeleça o novo;



* Deus adverte, mas sua paciência esgota;



* Deus salva pela fé (Hb 11:7) e pela graça (6:8);



* A fé leva à obediência (6:22, 7:5);



* O testemunho verdadeiro exige afastamento do pecado;



* Deus condena a concessão e a rebelião, mas justifica os santos separados.

6 comentários:

Wésley de Sousa Câmara disse...

Não entendi a cronologia. Antes de Cristo, os anos são contados do número maior para o menor. Assim, 1056 a.C vem depois de 1536 a.C (construiu a arca, depois nasceu?).
Se Noé nasceu em 1056 aC, completou 480 anos de idade em 576 aC.

Wésley de Sousa Câmara disse...

Ah, nao precisa aceitar o comentário anterior e nem esse, tah? Apenas verifique as datas. (fiz o comentário não pra criticar, apenas p alertar, ok?). Gostei das postagens. Bjuss

Wésley de Sousa Câmara disse...

(não aceitar esse coment)
Esse é o ultimo...hehe
Entendi o que vc quis dizer: "se contarmos o ano da criação de Adão como o ano 1, então:"
...
Mas pra isso vc deve tirar os "a.C." das datas, senão causa o erro que citei anteriormente. Pode usar ao inves de a.C. a sigla "d.A."(depois de Adão), já que ele é a referencia para essa cronologia. Ou então apenas os números.
Bjs

Tatiana Vasco disse...

Sim, Wésley, sabemos disso, mas o livro de estudos do qual retirei o texto tem a intenção de "simplificar", de ajudar qualquer pessoa a entender e por isso mesmo usa as datas como usamos depois de Cristo.

Tatiana Vasco disse...

Imagine Wésley que não vou aceitar. Vai contra meus princípios de cristã e, principalmente de jornalista, pois primo pela liberdade de expressão. Jamais censuraria um comentário por ser uma crítica. E nesse caso não vi seu comentário como se tivesse me criticado, mas sim que tu não havias entendido o texto, o interpretado corretamente. Seus comentários serão sempre bem vindos!

Tatiana Vasco disse...

Isso Wésley, interpretação de texto! Copiei tal qual está no livro, até porque o entendi muito bem, mas tens razão, pode causar confusão para algumas pessoas e dar margem à dupla interpretação, vou colocar o a.C entre parênteses. Obrigada pela sugestão. Deus abençoe!