1) A aliança de Deus com Noé (9:1-17)
Aqui a “aliança” significou o “corte” dos sacrifícios quando Deus estabeleceu um acordo com Noé e estendeu a toda humanidade.
** Os termos da aliança
a) Deus não tornará a destruir a humanidade com um dilúvio;
b) O homem pode comer a carne animal, mas não o sangue;
c) Terror entre o homem e a besta;
d) Os seres humanos passam a ser responsáveis pelo governo humano e deu ao homem a responsabilidade de punir o assassino.
** O Arco-íris: símbolo e garantia da aliança. Suas cores representam a graça de Deus em suas múltiplas formas. Não significa que o arco-íris apareceu pela primeira vez naquele momento.
“Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra” (Gn 9:13).
* “Porei” e “será” = verbos do futuro
2) A maldição de Noé sobre Canaã (9:18-29)
a) O pecado: Esse é o terceiro fracasso do homem. 1º> ele desobedeceu no Éden e foi expulso; segundo; 2º> ele corrompeu a terra e foi exterminado com o dilúvio; 3º> (aqui) torna-se um beberrão vergonhoso.
b) A maldição: Essa é a terceira maldição em Gênesis. Noé amaldiçoa o seu neto Canaã, filho de seu filho Cam, e toda sua descendência (os judeus e outros povos cananeus conquistados mais tarde por Israel. Assim a maldição cumpriu-se na conquista da terra prometida). A terra de Canaã inclui não apenas o território de Israel, mas também a terra a leste do Rio Jordão. Acredita-se que os habitantes de Canaã tenham migrado da Arábia, onde Cam se estabeleceu.

Israel são os Cananeus, descendentes do filho amaldiçoado de Noé e é nação escrava dos Gentios e Judeus, descentendes dos filhos abençoados de Noé.

3) A confederação de Ninrode contra Deus (11:1-9)
a) O ditador (10:6-14
* Ninrode: neto de Cam e bisneto de Noé.
* ”Ninrode” significa “rebelde”.
* Ele fundou o Império Babilônico e organizou o empreendimento que levou à construção da Torre de Babel.
* Ao lado da esposa inventou uma nova religião fundamentada em torno da “mãe do filho”.
Babilônia significa: rebelião contra Deus e confusão na religião.
b) A rebelião: caminharam “do Oriente” o que sugere que deram as costas à luz. Eles decidiram se unir e construir uma cidade e uma torre.
→ Objetivos da construção da Torre de Babel:
(1) Manter a unidade na oposição a Deus;
(2) Tornar-se famosos.
Essa operação é um vislumbre prévio da oposição final do homem (e de satanás) contra Cristo (Babilônia de Apocalipse 17 e 18):
* Os homens se unirão em uma igreja e organização política mundanas;
* Serão guiados pelo anticristo, o último ditador do mundo;
* Seus planos serão frustrados.
HOJE → O mundo, graças às Nações Unidas e outras alianças internacionais, caminha com rapidez em direção ao conceito de “um mundo”.
c) O julgamento
→ Babel: palabra hebraica, significa “portão de Deus”. Soa como “balal” que significa “confusão”.
→ Explica a origem das línguas da humanidade.
* Contrário de Pentecostes, onde havia verdadeira união espiritual entre o povo de Deus; falavam em outras línguas, mas se compreendiam e seu trabalho glorificava a Deus, não ao homem.
4) Deus chama Abraão (11:10-32)
→ Deus escolhe Abraão e dá início à nação hebraica.
→ Deus escolheu Abraão e Sara que não podiam ter filhos. Aos olhos do ser humano isso foi uma tolice. Mas era parte do plano de Deus, o que trouxe grande glória para Ele e grande bênção para o mundo. Deus mostrou Seu poder dando filhos ao casal escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário